UMA PROPOSTA
DE RESPEITO

Pautado na teoria sociointeracionista, o trabalho do Curupira tem como alicerce o respeito à criança e seus valores. Esta perspectiva teórica pressupõe um aluno curioso à procura de constantes respostas e um professor que instiga e assume a postura de mediador no processo de ensino-aprendizagem, onde busca desenvolver competências e habilidades. Sendo assim, as interações entre aluno, ambiente e professor assumem papel fundamental na construção do conhecimento da criança, na sua identidade e na sua autonomia.

EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Um projeto envolvente! No Curupira, a proposta Bilíngue traz atividades de Inglês todos os dias, para que as crianças do Berçário ao Jardim III tenham um ensino mais avançado e direcionado e possam construir bases sólidas em dois idiomas. Em parceria com a Balloon Ensino Bilíngue, trabalhamos com toda dedicação e empenho para introduzir nossas crianças a uma segunda língua da melhor maneira possível. As atividades acontecem de maneira lúdica e as crianças aprendem os comandos da segunda língua e seus fundamentos para conversação através de músicas, brincadeiras e literaturas infantis. Proporcionamos, assim, um aprendizado ainda mais dinâmico e prazeroso em todas as fases.

EQUIPE DE GESTÃO

Uma equipe diferenciada! Contamos com duas coordenadoras pedagógicas, que acolhem os professores e alunos por faixa etária; uma orientadora escolar, responsável por atender as famílias de forma individualizada; uma assistente de direção, que acompanha a parte funcional da estrutura (como vistoriar a manutenção da escola, os serviços de cozinha e nutricionista); uma equipe de zeladoria, a portaria e a secretaria. E ainda uma diretora, que cuida das questões burocráticas, além de supervisionar e acompanhar todos os demais setores. Uma grande equipe, para oferecer um serviço diferenciado e de qualidade!

PROJETO AMBIENTAL

O projeto ambiental do Curupira tem como base a formação do pensamento crítico e inovador de nossas crianças. Para isso, proporcionamos diariamente o contato com a natureza, para despertar em nossos pequenos o espírito de cooperação, cuidado e preservação de plantas e animais e, assim, formar cidadãos conscientes sobre o futuro de nosso planeta. Os personagens amigos do Curupira ajudam a divulgar um trabalho de conscientização sobre a preservação da natureza: Lola incentiva as crianças a cuidarem das plantas; Caco incentiva a respeitar os animais; e Pingo ensina a utilizar os recursos naturais com cautela. Juntos, o Curupira e seus amigos, incentivam um contato mais carinhoso com o meio ambiente.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA

Todo trabalho desenvolvido no Curupira acontece em sintonia com as necessidades básicas da criança, principalmente com a relação afetiva. Pautados em contatos carinhosos, os estímulos para resolução de problemas e as situações significativas fazem parte do nosso dia a dia, permitindo que esta troca de afeto e respeito estimule, enriqueça e construa segurança na relação adulto e criança.

Nestes primeiros anos da vida escolar, as crianças descobrem o mundo à sua volta e, progressivamente, adquirem novos instrumentos de compreensão da realidade. Ao mesmo tempo, consolidam conquistas, iniciam a convivência social, aprendem a comunicar-se por diversas formas de expressão e constroem laços afetivos com esse novo núcleo social no qual estão inseridos. Aqui, as crianças estabelecem as bases do prazer em aprender, valorizando as descobertas cotidianas, o trabalho com as regras e o respeito ao outro.

O Curupira se compromete com o desenvolvimento integral da criança, instigando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, o cognitivo, o psicomotor, a socialização, a autonomia, os valores e hábitos que vão ajudar na formação da personalidade e que darão condições e estrutura social e cultural.

CHAMADA

PORTFÓLIO

MATERIAL DIDÁTICO

LETRAMENTO

CULINÁRIA

LITERATURA INFANTIL