ATIVIDADES CURRICULARES

Além dos diferentes espaços que o Curupira oferece para o aprendizado, socialização e estimulação das crianças, contamos também com quatro atividades curriculares: Inglês, Iniciação Musical, Artes e Educação Física, que integram o Currículo da escola. O Inglês (acontece todos os dias) e as demais aulas (acontecem semanalmente) são ministradas por professores formados em sua área de atuação. De forma lúdica e criativa, os professores envolvem as crianças por meio de vivências e experiências concretas, para que cada aula ajude a conquistar avanços no desenvolvimento motor/cognitivo/social, além de ampliar as descobertas e o aprendizado significativo.

INICIAÇÃO MUSICAL

As aulas de música permitem que a criança conheça melhor a si mesma, através do desenvolvimento da sua noção de esquema corporal e da comunicação com o outro. A música traz alegria, relaxa e diverte, além de contribuir com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo da criança. A aula de música é realizada desde a turma de Berçário até o Jardim III, e acontece uma vez por semana em cada período.

ARTES PLÁSTICAS

A experiência com as artes abre novos horizontes para o ser humano, amplia as possibilidades de percepção do mundo e de expressão. As crianças exploram e conhecem os elementos de linguagem visual, pintam, esculpem, criam, apreciam trabalhos de outras crianças e de artistas consagrados, visitam exposições e realizam produções coletivas. As aulas de arte acontecem uma vez por semana em cada período, para as turmas de Mini Maternal até o Jardim III.

EDUCAÇÃO FÍSICA

A aula de Educação Física é sempre um momento para colocar o corpo em movimento e exercitar as habilidades corporais, além de estimular a coordenação motora ampla, a lateralidade, o equilíbrio, o freio inibitório, a concentração, a interação e a socialização. A aula de Educação Física acontece uma vez por semana em cada período, para as turmas de Mini Maternal a Jardim III.

INGLÊS

Proporcionamos situações de uso real da língua inglesa para que as crianças possam utilizá-la com espontaneidade e segurança através de jogos, brincadeiras, vídeos, arte e do faz-de-conta que recria o cotidiano em sala de aula. O foco desta vivência é a compreensão e a oralidade da língua inglesa. As crianças do Berçário ao Jardim III têm aulas todos os dias.

EXTRACURRICULARES

A prática de atividades físicas favorece o bem-estar e traz benefícios à saúde de todos e, por isso, devemos incentivar as crianças desde pequenas, para que sintam prazer em praticar alguma atividade e levem este hábito para toda vida. Pensando nisso, o Curupira oferece para as turmas do Maternal ao Jardim III atividades extracurriculares de Ballet, Escolinha de Futebol e Judô. Estas aulas são ministradas por profissionais qualificados, com experiência na Educação Infantil. As aulas acontecem no período em que a criança está matriculada, facilitando assim a participação dos interessados. As turmas são estabelecidas por faixa etária e com número limitado de participantes, para que todos possam receber a atenção necessária do professor.

JUDÔ

As aulas de judô são destinadas às turmas do Maternal ao Jardim III. Este é um momento apreciado pelas crianças, onde trabalham o controle do corpo e suas possibilidades e aprendem a respeitar o amigo de forma interativa, sempre estimulando a disciplina e a socialização entre eles. As aulas acontecem uma vez por semana.

ESCOLA DE FUTEBOL

A escolinha de futebol trabalha a coordenação motora ampla, equilíbrio, força e principalmente a interação e a socialização entre as crianças. As aulas de futebol são realizadas para as turmas de Maternal a Jardim III, uma vez por semana.

BALLET

As aulas de ballet acontecem de forma lúdica, onde as crianças exploram seu corpo, ritmo, coordenação motora ampla, postura e, principalmente, a socialização. Estas aulas são destinadas às turmas de Maternal a Jardim III, e acontecem uma vez por semana.

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO

As crianças cadastradas no “Projeto Sorriso” são atendidas mensalmente na escola pelo odontopediatra Guilherme Buchele Vieira. Acreditamos que o trabalho de prevenção é essencial para a saúde bucal de nossas crianças.